O protetor solar em bastão, ou em stick, como também é conhecido, está cada vez mais popular. Mas sabemos que você ainda pode ter dúvidas sobre a aplicação e até sobre a eficácia do produto – ele realmente protege, tanto quanto o líquido? Conversamos com a expert e dermatologista Denise Lage, e aqui ela esclarece tudo sobre essa versão de protetor. Confira!
Benefícios do protetor solar em bastão
De acordo com a dermatologista, a maior vantagem desse produto é a praticidade. “Você não suja as mãos e tem maior facilidade para aplicar, principalmente próximo aos olhos. Esse tipo de protetor também é ótimo para quem pratica esportes, pois não escorre”, afirma.
Dra. Denise diz que as versões com cor garantem proteção extra contra a luz visível. Além disso, o produto é uma boa pedida para quem tem manchas ou melasma, já que ele pode ser aplicado com maior intensidade em áreas específicas.
Apesar do protetor em bastão funcionar sozinho, a expert recomenda que ele seja usado como um reforço após o protetor fluido. “O produto em loção espalha melhor, com ele a gente garante que o rosto inteiro seja coberto, e depois complementamos a proteção com o uso do protetor em bastão”, conta.
Independente da versão, é importante que o protetor solar tenha no mínimo FPS 30 para uso no dia a dia, e quando houver exposição solar, o indicado é um FPS 50 ou mais.
Como aplicar seu protetor solar em bastão?
Para garantir a eficácia do protetor solar em bastão, ele precisa ser aplicado da maneira correta e Dra. Denise explica como fazer.
“Focamos em uma região do rosto e aplicamos como faixas. Você faz movimentos de ida e volta na região a ser protegida. Onde houver manchas, repita esse movimento mais uma vez, resultando em quatro camadas”, afirma.
A dermatologista orienta para que o produto seja aplicado pela manhã e reaplicado na hora do almoço. No entanto, quando houver exposição solar é necessário reaplicar o protetor a cada duas horas.