Como controlar a oleosidade da pele

A limpeza da pele oleosa ou acneica deve ser realizada com sabonetes líquidos, em barra ou gel, que contenham em sua formulação agentes que combatam a oleosidade, como o LHA, e tratada com agentes que estimulem a renovação celular, como ácido salicílico e outros hidroxiácidos, que também lutam contra a formação de cravos. A medida é lavar o rosto duas vezes ao dia.

Hora de lavar

“Lavar em excesso pode provocar sensibilização ou efeito rebote, que estimula a pele a produzir ainda mais gordura”, fala Denise. A loção tônica ou adstringente específicos para pele oleosa é recomendada após a limpeza com sabonete para eliminar resquícios de oleosidade, sem ressecar. “O ideal é escolher produtos sem álcool, porque ele seca na hora mas depois acaba aumentando a oleosidade.”

Hidratar é preciso

É importante encontrar o equilíbrio da pele: hidratar na medida certa. “O ideal é procurar hidratantes que não obstruam os poros, não contenham óleo (oil-free) e não provoquem cravos (não-comedogênicos). Com esses cuidados, evita-se que a pele fique com aspecto oleoso e que a acne piore. Deve-se preferir hidratantes em loção, emulsão ou gel-creme, pois tem textura mais leve”, ensina Denise.

Make de combate

O primer tem a função de reduzir os poros, atenuar as linhas de expressão, uniformizar e matificar a pele. E ele ainda pode diminuir a necessidade de pó ao longo do dia. “Escolha um primer oil free!”, indica Denise. O pó facial pode ser usado para finalizar, mas aplique apenas na zona T, para não ficar com um visual envelhecido. “O ideal é o mineral que ajuda a eliminar a oleosidade e faz o acabamento final.”

VEJA OUTROS CONTEÚDOS

Quem nunca se perguntou em que momento usar a base com FSP ou filtro solar com cor. Tiramos algumas dúvidas com a expert Denise Lage.
Checklist de indispensáveis do nécessaire de verão? Recheie o seu com a nossa sugestão de alguns essenciais.
Ainda tem dúvidas de como usar o protetor solar em bastão? A dermatologista Denise Lage te explica tudo sobre o produto.
O hidratante facial é fundamental na rotina de skincare, mas é preciso escolher um adequado para o seu tipo de pele.