7 mitos e verdades sobre skincare

Certamente, você tem uma dica ou um truque de cuidados com a pele que te acompanha por muitos anos, mas, será que ele realmente funciona? Batemos um papo com a expert e dermatologista Denise Lage, e aqui ela revela 7 mitos e verdades sobre skincare. Vem ver!

1 – Espremer cravos e espinhas piora a acne

VERDADE.

“Toda espinha vem de um cravo, mas nem todo cravo virará uma espinha. Geralmente, quando esprememos o cravo, não tiramos todo o seu conteúdo, eles são empurrados para a parte mais profunda da pele e acabamos o infectando com bactérias, o que acaba evoluindo para uma espinha”, diz Dra. Denise.

2 – Pele oleosa não precisa de hidratação

MITO.

“A pele oleosa é desidratada. Ela tem o excesso de sebo, mas precisa da hidratação. Atualmente há vários produtos para peles acneicas e oleosas, e quando hidratamos essa pele, a sua barreira fica íntegra e melhora todas as suas condições”, fala Dra. Denise.

3 – Não precisa usar protetor solar em casa

MITO.

“Em casa ficamos muito expostos à luz azul, que vem das telas do celular e do computador, por exemplo. O ideal é aplicar o protetor solar pela manhã, pois essa luz visível piora as manchas e alguns quadros como o melasma”, afirma a expert.

4 – Aplicar gelo desincha o rosto

VERDADE… mas há ressalvas!

“Tudo que é geladinho ajuda a desinchar o rosto, porque ocorre uma vasoconstrição, ou seja, os vasos diminuem. Mas, temos que tomar cuidado com o gelo quando aplicado direto no rosto, pois pode queimar a pele. É melhor optar por máscaras geladas”, orienta a expert.

5 – Fazer compressa de pepino é bom para as olheiras

VERDADE… até certo ponto.

“Os benefícios dessa prática não estão associados às propriedades do pepino, e sim ao fato de aplicá-lo em uma temperatura fria sobre os olhos”, explica a dermatologista.

6 – Dormir com maquiagem faz mal

VERDADE.

“Quando não removemos a maquiagem nossos poros ficam obstruídos, isso colabora para a formação de cravos e espinhas. Além disso, quando a gente não limpa a pele, os produtos acabam não penetrando da maneira que deveriam, comprometendo o seu skincare”, comenta a dermatologista.

7 – Não pode usar ácidos no verão

MITO.

“Alguns ácidos são fotossensíveis, como o ácido retinóico, que deixam a pele sensibilizada quando em contato com a luz solar. Nesses casos, opte pelo uso somente na parte da noite, duas vezes por semana, e não esqueça de removê-lo pela manhã”, conta Dra. Denise.

VEJA OUTROS CONTEÚDOS

Quem nunca se perguntou em que momento usar a base com FSP ou filtro solar com cor. Tiramos algumas dúvidas com a expert Denise Lage.
Checklist de indispensáveis do nécessaire de verão? Recheie o seu com a nossa sugestão de alguns essenciais.
Ainda tem dúvidas de como usar o protetor solar em bastão? A dermatologista Denise Lage te explica tudo sobre o produto.
O hidratante facial é fundamental na rotina de skincare, mas é preciso escolher um adequado para o seu tipo de pele.