Durante o período de confinamento em casa, é preciso seguir alguns cuidados, principalmente, se você já tem histórico de dermatite seborreica. É que ela pode piorar em períodos de estresse como esse e também pela má higienização dos fios.
Para ajudá-la a evitar a dermatite seborreica e manter o couro cabeludo bem cuidado, a dermatologista e expert, Denise Lage, revela alguns cuidados básicos com os cabelos. Vem ver!
Mas o que é a dermatite?
Para quem não sabe, a dermatite seborreica também é conhecida como caspa. “Ela piora com o estresse e lavagem dos cabelos com água quente, pois aumenta a oleosidade do couro cabeludo e piora o ressecamento do fio”, explica Denise.
Anote aí: o primeiro passo para evitá-la é tomar banhos com água morna ou fria.
Limpeza profunda
Para deixar o couro cabeludo limpo e minimizar a dermatite, opte por um esfoliante específico. “Se você tem couro cabeludo normal a oleoso, ele é ótimo, porque ajuda a remover células mortas”, explica Denise. Agora, se você tem couro cabeludo sensível, evite!
Outra dica é usar um shampoo ideal, que contenha ativos, como óleos essenciais, enxofre, zinzo e cetaconazol. “O cetaconazol diminui o crescimento dos fungos que pioram a dermatite”, revela.
Após lavar os cabelos, deixe secar naturalmente ou use o secador. Dormir com o couro cabeludo molhado pode piorar o quadro. Cuidado também com o jato quente direto no couro cabeludo, pois aumenta a produção de sebo.
Hidrate os fios
A hidratação é essencial para preservar a saúde dos cabelos. “A minha dica é aplicar uma máscara no comprimento e pontas, nunca no couro cabeludo, e deixar agir por uma a duas horas durante as suas atividades”, indica Denise.
Repita até duas vezes por semana e veja como os seus cabelos ficarão saudáveis.