Home        Perfil       A Clínica        Diagnósticos       Tratamentos Faciais       Tratamentos Corporais       Dermatoscopia       Mídia       Contato

     Imprensa

Terapia pós-verão

Revista Versatille - Março / 2015

Com o fim da temporada de sol, praia e mar (ou piscina), é preciso redobrar os cuidados de beleza para a recuperação da pele, do cabelo e das unhas da sabatina de verão. Para começo de conversa, fique sabendo que os raios solares aumentam a produção de melanina, substância produzida por células conhecidas pelo nome de melanócitos. O que isso tem de mais? Responsável pelo bronzeado, a melanina pode, infelizmente, também resultar em manchas na pele. Para combater esse problema, o primeiro passo é continuar apostando no protetor solar.

Nessa fase pós-sol, escolha aqueles com FPS acima de 30 alto e cor de base, pois produtos assim oferecem mais proteção. Engana-se, portanto, quem acha que a coloração desse tipo de protetor serve apenas para uniformizar o tom da pele. Nada disso: são úteis e, ainda, por formarem uma barreira física contra a luz visível (a fria, de escritório e do computador, por exemplo), que também danificam a pele.

Ótima opção para associar-se a outros protetores solares são as cápsulas à base de polypodium leucotomos, extrato de samambaia original de Honduras. Estas protegem a pele contra os radicais livres, impedindo que fique muito avermelhada e que as manchas piorem.

O melasma, mancha que aparece principalmente na bochecha, buço e testa de quem tem predisposição, usa anticoncepcional oral ou após a gravidez, piora muito com a exposição solar. Nesse caso específico, não basta usar o protetor correto. Invista nos acessórios: chapéus, bonés e óculos escuros são indispensáveis.

Com o bom gosto na escolha desses itens, é possível proteger--se com elegância quando estiver na rua, sob o sol. Os lasers também são alternativas eficientes no combate às manchas. Têm atuação direta nos melanócitos e diminuem a produção “exagerada” da melanina. Para potencializar o efeito, podem ser associados a peelings químicos clareadores. A manutenção é feita com os mais diversos produtos contra a pigmentação exagerada, indicados de acordo com o seu tipo de pele. Aos que apresentam melasma, o Elektra é o único laser com embasamento científico para tratar esse tipo de mancha.

A pele tende a ficar mais ressecada depois de exposta ao sol e ao vento. E aqui segue mais um alerta: além de tomar bastante água para se hidratar, opte por sabonete líquido na hora do banho, que, em geral, é mais suave do que o no formato de barra. Ao sair do chuveiro, abuse de um hidratante potente, bem umectante. E é importante passar o produto com a pele ainda úmida.

Assim, a hidratação se torna mais eficiente, pois a pele está mais receptiva aos princípios ativos do hidratante. O cabelo também sofre por causa da temporada de calor, água do mar e da piscina. Sem contar o vento. Os fios apresentam aspecto opaco e a devida recupera-ção para aparência saudável, além do brilho, é necessária.

A primeira dica nesse sentido é visitar o seu cabeleireiro e aparar pelo menos as pontas, caso não queira renovar o visual. Essas partes do fio estragam bastante por estarem mais expostas. Algumas sugestões extras para o tratamento completo do cabelo: reposição de aminoácidos, eliminação de pontas duplas, tratamento com vitaminas, cauterização cortéx lipidium. E jamais deixe de aplicar nos fios leave-in com FPS. Muitas fórmulas contêm vitamina B5 e derivados de silicone que são eficazes na proteção contra os raios UV.

Um tipo de produto que pode ser incluído na nossa hotlist pós-verão é o “surf spray”, ou seja, finalizador que dá efeito natural e moderno à la Gisele Bundchen. Os fios coloridos merecem cuidados especiais. Além da escolha de alguma hidratação power, em casa mesmo, abuse de xampus, condicionadores e máscaras de proteção específicos para cabelo com coloração.

Capazes de proteger os fios, esses produtos garantem a durabilidade da cor. E as unhas? Assim como a pele e o cabelo, também são vítimas da exposição solar. Hidratá-las é extremamente necessá-rio. E isso deve ser feito independentemente da estação do ano. A dica aqui é para que você adquira o hábito de retirar o esmalte na noite que antecede o dia de refazer a unha.

Em seguida, aplique seu hidratante preferido de mãos e deixe-o em excesso sobre unhas e cutículas. Sem o esmalte, o produto penetra com eficiência. Outra coisa: ajuda muito polir a unha e retirar a cutícula ressecada. Você pode apostar ainda nas bases fortalecedoras, que contribuem para a reabilitação.

Atenção: unhas ressecadas lascam com mais facilidade, o que possibilita que o esmalte “descasque” rapidamente. Seguindo esses passos, com certeza, será possível o seu total renascimento da temporada de sol, e, o mais importante, ainda mais linda. Ou lindo, pois as dicas dadas, principalmente de cuidados com a pele e o cabelo, também funcionam para os homens.


Abaixo segue a publicação:


Abaixo as olheiras

 


Rua Joaquim Floriano, 72 - cj. 74
Itaim Bibi - CEP 04534-000 - São Paulo
Tel: (11) 3078-5881 / 3078-5937
Av. Barão de Itapura, 2294 - cj. 36
Guanabara - CEP 13073-300 - Campinas
Tel: (19) 3365-1880
Siga-nos: