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Sono da beleza

Revista Corpo a Corpo - Agosto / 2013

Saúde em Dia

Restringir as horas de descanso um dia ou outro causa fadiga, irritação, dores no corpo, alterações repentinas de humor e lentidão de raciocínio. Mas dá para se livrar desses problemas ao compensar o sono perdido na semana seguinte - isso não significa dormir por 12 horas ininterruptas.

O correto é estabelecer uma rotina que contemple aquelas sete horas de repouso nessárias e segui-la todos os dias.

"Isso estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer, e impede a liberação exagerada de cortisol, hormônio do estresse", explica Renata Federighi. Agora, se esse comportamento se tornar um hábito é encrenca na certa. "A privação do sono contínua compromete o sistema imunológico e favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares e gastrointestinais", alerta Renata Federighi. "O diabetes e a hipertensão também entram nessa lista", complementa Geraldo Rizzo.

Então, se você anda trabalhando demais ou saindo todos os dias com os amigos em detrimento de um tempinho embaixo dos lençóis, reorganize sua agenda.

Sono da beleza

Se todos os motivos anteriores ainda não a convenceram de que vale a pena vestir o pijama e apagar as luzes mais cedo, aqui vai mais um: durante o noite ocorre a renovação celular do corpo, ou seja, sua pele e seu cabelo precisam desse break noturno para acordar radiantes.

"Além disso, uma noite mal dormida resulta em vasos sanguineos congestionados, o que prejudica a oxigenação do local e faz que apareçam as temidas olheiras. Isso sem falar das linhas de expressão, que ficam mais acentuadas", avisa Denise Lage, dermatologista (SP). Imagine quanto você vai economizar em comésticos se dormir por tempo suficiente todas as noites ?


Abaixo segue a publicação:


Abaixo as olheiras

 


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