Home        Perfil       A Clínica        Diagnósticos       Tratamentos Faciais       Tratamentos Corporais       Dermatoscopia       Mídia       Contato

     Imprensa

Pele linda todos os dias

Revista Boa Forma - Agosto / 2013

Quando os dias estão secos

Se a umidade do ar está baixa, o melhor amigo da mulher é o hidratante. "Esse produto tem como objetivo manter a estrutura da barreira de proteção da pele, tornando-a mais macia, flexível e com melhor textura", explica Denise Lage, dermatologista de São Paulo.

"Quando o ressecamento é intenso, é necessário o uso de hidratantes mais densos e cremosos", lembra Sylvia Zimbres, dermatologista de São Paulo (veja nossa seleção abaixo). Para potencializar a ação do produto, passe-o logo após o banho. "A pele ainda úmida favorece a penetração do creme", ensina a médica. Não economize na quantidade: "Geralmente, a pele seca exige a aplicação de uma camada mais grossa, e as peles normal ou oleosa, uma película fina - de qualquer modo, existe um limite de absorção do produto", diz Denise Lage.

"O ideal é formar um filme delicado sobre a pele, sem ficar pegajoso nem seco demais", acrescenta Sylvia Zimbres. A dermatologista ensina um truque para "quebrar" o geladinho do creme: "Atrite-o entre as mãos antes de passá-lo no corpo". A hidratação, como reforçam as médicas, também tem que vir de dentro para fora: não é porque o clima está mais ameno que você não precisa se preocupar com a quantidade de água que bebe: os 2 litros indicados no verão também valem para o inverno.

Quando os dias estão frios

"Para quem costuma tomar aquele banho quente para relaxar, a notícia não é a mais motivadora: a água em temperatura elevada tira a oleosidade natural da pele e pode deixá-la ressecada, vermelha e até com coceira", alerta Denise Lage.

No inverno quando a tentação é ainda maior, todo cuidado é pouco. "Os banhos têm quer ser menos demorados e, de preferência, mornos, em torno de 37ºC", fala Jorge Muniz, dermatologista do Rio de Janeiro." Uma opção, nos dias mais frios, é usar um aquecedor no banheiro. Assim, a água não precisa ser tão quente", diz Denise Lage, acrescentando: "Evite se ensaboar demais e usar buchas".

Quando os dias estão poluídos

Nos dias secos, é maior a quantidade de poluentes no ar. E o acúmulo dessas partículas sobre a pele comprometeria o aporte de nutrientes e oxigênio. Isso, porém, não é um consenso entre os médicos. " A quantidade de poluentes teria que ser muito alta para causar esse dano", garante Jayme Oliveira Filho. Por outro lado, não há dúvida de que a liberação dos radicais livres é maior quando a poluição é alta. "Eles destroem as células produtoras de colágeno e elastina, levando a flacidez, perda do brilho e opacidade. Por isso, não deixe de seguir uma rotina de beleza cuidadosa e diária", diz Denise Lage.


Abaixo segue a publicação:


Abaixo as olheiras

 


Rua Joaquim Floriano, 72 - cj. 74
Itaim Bibi - CEP 04534-000 - São Paulo
Tel: (11) 3078-5881 / 3078-5937
Av. Barão de Itapura, 2294 - cj. 36
Guanabara - CEP 13073-300 - Campinas
Tel: (19) 3365-1880
Siga-nos: