Home        Perfil       A Clínica        Diagnósticos       Tratamentos Faciais       Tratamentos Corporais       Dermatoscopia       Mídia       Contato

     Imprensa

Como o estresse afeta a pele

Revista Elle - Janeiro / 2016

Se não bastasse ele detonar o humor e a disposição, o estresse também afeta a pele, unhas e os cabelos. esse esgotamento ativa vários tipos de hormônios na circulação. "O cérebro interpreta essas situações como arriscadas e gera uma reação. As suprarenais, por exemplo, liberam cortisol e adrenalina. O excesso do primeiro reduz a resposta imune, diminuindo a resistência a infecções," explica a dermatologista Renata Domingues, do Rio de Janeiro. A seguir, algumas das consequências mais comuns para você ficar alerta.

Ataque de nervos

As glândulas sebácias (que são de defesa) fabricam óleo demais e podem levar ao desenvolvimento de dermatoses: acne, dermatite seborreica, irritações e urticárias. "Além disso, pode ocorrer um efeiro rebote, com a pele se tornando muito seca", avisa a dermatologista Mônica Aribi, de São Paulo. "O estresse reduz a imunidade e altera o equilíbrio das bactérias cutâneas, favorecendo o processo infeccioso", acrescenta João Carlos Pereira, dermatologista de São José do Rio Preto (SP). "A acne surge no queixo e no pescoço de mulheres adultas. São maiores, mais inflamadas e doloridas", avisa Denise Lage, de São Paulo. Como se não bastasse, as crises nervosas aceleram o envelhecimento.

Armando o contra-ataque

"Para começar, opte por banhos mornos e use sabonete apenas em rosto, áreas íntimas, axilas e pés. Depois do chuveiro, hidrate o corpo para evitar o ressecamento. Lave o couro cabeludo pelo menos em dias alternados e não aplique condicionador na raiz. Apenas nas pontas", defende a dermatologista Denise Lage, de São Paulo. Outras boas sugestões: usar água termal durante o dia, e claro, não se descuidar do filtro solar. Outros aliados importantes ? Antioxidantes e antiglicantes tópicos e por via oral ajudam no combate aos radicais livres.


Abaixo segue a publicação:


Como aplicar protetor solar

 


Rua Joaquim Floriano, 72 - cj. 74
Itaim Bibi - CEP 04534-000 - São Paulo
Tel: (11) 3078-5881 / 3078-5937
Av. Barão de Itapura, 2294 - cj. 36
Guanabara - CEP 13073-300 - Campinas
Tel: (19) 3365-1880
Siga-nos: