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Alimentos que funcionam mais que botox

Revista Viva Saúde - Julho / 2013

Quem acredita que uma pele linda, firme e lisinha depende apenas do uso de comésticos e técnicas de novíssima geração está enganado. Com uma alimentação saudável- aliada a cuidados básicos no dia a dia - é possível, sim, frear a ação do tempo e adiar o aparecimento de sinais indesejados como rugas, manchas e flacidez. "Alguns alimentos são realmente capazes de retardar o envelhecimento da pele e, quando o consumo deles é associado ao uso de filtro solar e à ingestão suficiente de água, o resultado é uma aparência muitos anos mais jovem", afirma a médica dermatologista Denise Lage, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

A explicação para esse efeito está no poder antioxidante de certos alimentos. Acontece assim: com o passar dos anos, as células do corpo deixam de ser renovadas com tanta frequência e, pra complicar, elas vão sofrendo a ação danossa dos radicais livres, nome dado às moléculas instáveis que causam o envelhecimento celular. O colágeno não escapa desse destino e, conforme vai sendo afetado, deixa de executar bem a sua função de firmar a pele. Esta, então, vai ficando sem viço, flácida e marcada por rugas. "A vantagem de certos nutrientes é que eles conseguem retardar esse processo de oxidação das células, inclusive recuperando o colágeno e reduzindo os efeitos da radiação solar", explica a especialista em nutrição Andréa Frias, do Centro de Pesquisas Sanavita (SP).

A ótima notícia é que não estamos falando de nenhum alimento raro ou dificil de encontrar e, sim, de vegetais, grãos, peixes e frutas que você pode ter, agora mesmo, guardados em casa. Confira, a seguir, quais são esses poderosos amigos da pele e, daqui pra frente, faça questão de incluí-los no seu cardápio. Ah, e pratique também esportes, evite a exposição prolongada no sol, não abra mão do filtro solar, não abuse do álcool e fuja do cigarro. "Adotando desde já esses cuidados, os efeitos logo se tornam perceptíveis e, quando você completar 50 ou 60 anos, poderá ter uma pele, por exemplo, 15 anos mais jovem', revela Andréa. Vale a pena testar!

1. Tomate

O licopeno, que dá a cor avermelhada à hortaliça, tem o poder de defender a pele contar os raios ultravioleta do sol. "Ele protege as fibras de colágeno e contribui para a renovação celular", afirma a dermatologista Denise. O ideal, segundo a nutricionista Andréa, é saborear um tomate pequeno maduro, pelo menos três vezes por semana, com um pouco de azeite de oliva:"ele é importante para melhorar a absorção do licopeno", diz ela.

2. Melão cantaloupe

O tom alaranjado desta fruta indica que ela é rica em betacaroteno, outro nutriente que exerce a função fotoprotetiva. Além de barrar a ação negativa da radiação solar, a fruta é rica em vitamina A que reforça as defesas cutâneas. Consuma uma fatia ao dia e alterne com "uma cenoura, dois damascos secos ou duas colheres de abóbora cozida", sugere Andréa.

3. Iorgutes

Se você escolher aqueles abastecidos de lactobacilos, o intestino e a pele vão agradecer. Eles reforçam a imunidade da pele, evitando por exemplo, a formação de manchas após um a exposição prolonfada ao sool. O ideal, segundo Andréa, é optar pelos iorgutes com lactobacilos paracasei e johnsoni, uma porção duas vezes por semana basta.

VALE APOSTAR EM SUPLEMENTOS?

Zinco, selênio,vitaminas C e E, Sílicio, biotina, licopeno são alguns ingredientes que, segundo a nutricionista Vanessa Suzuki, ajudam a preservar a juventude da pele. Mas não vale sair por aí incrementando o cardápio com eles, seja na forma de cápsulas ou pó, sem conversar antes com um especialista. "O consumo de cada suplemento depende de uma avaliação nutricional, de acordo com as necessidades de cada pessoa, e nunca ultrapassando a recomendação diária de alimentos", lembra a nutricionista Vanessa Suzuki (SP).

Abaixo segue a publicação:


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